INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Broas de mel e erva-doce

Para continuar no tema do mel, canela e erva-doce, fiz estas broas, adaptadas duma receita que encontrei aqui. Estavam à venda no El Corte Inglés na época de Natal e o miúdo mais velho quis experimentar, mas, como é normal, não pôde. Como não quero que se prive de nada (ainda que haja quem defenda que ele deveria habituar-se a não poder comer certas coisas), pus as mãos na massa e cá estão elas, iguais às da loja e aptas para uma dieta sem glúten. A filosofia, lá em casa, passa por exemplificar de que, com vontade e dedicação, tudo se consegue, e a conversa do "ai, coitadinho do menino" não tem lugar. Ele gostou, muito.

Ingredientes:
200 gramas de farinha
75 gramas de farinha de milho (marca Ramazzotti)
1/2 colher de chá de goma xantana
175 gramas de açúcar mascavado
Raspa de um limão médio
1 colher de sopa de canela
2 colheres de sopa de erva-doce
3 gramas de fermento activo seco
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 ovo
2 colheres de sopa de mel
125 ml leite morno
20 gramas de manteiga
1 gema de ovo diluída com um pouco de água

Numa tigela, misture as farinhas com a goma, o açúcar, a raspa de limão, a canela, a erva-doce, os fermentos e o bicarbonato de sódio até obter uma mistura homogénea. Junte o ovo inteiro e o mel e bata bem.

Derreta ligeiramente a manteiga, misture-a com o leite e adicione-o ao preparado. Amasse muito bem até obter uma massa compacta. Deixe a levedar durante duas horas.

No final da levedação, a massa não terá duplicado de volume, mas terá uma textura mais “fofa”. Com a ajuda de duas colheres de sopa, faça pequenas bolas. Pincele-as com a gema de ovo e coloque-as num tapete de silicone (ou tabuleiro forrado a papel vegetal). Vai a cozer em forno pré-aquecido a 210º durante 15 minutos.

















3 comentários:

Ana V disse...

Olá,
Não podia concordar mais consigo, foi assim que eduquei a minha filha e hoje ela vive perfeitamente feliz na sua "condição"... e que belas broas!

Susana Fernandes disse...

Isso do coitadinho não cabe de todo no perfil do Lucas ne da Mãe!!! Mesmo grande sorte Lucas!
Coitadinho é quem tem fome e nao tem nada para comer esses sim...
E estas broas sao otimas deliciosas mesmo.

Lucente disse...

Exactamente Susana... não tenho paciência para quem acha que o meu filho deve ser um infeliz por causa da dieta, quando há tantas crianças (e adultos) com sérios problemas de saúde. Lá está, temos que ver a coisa pelo copo meio-cheio, antes intolerância ao glúten que milhentas outras coisas seriamente graves.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...